QUEM SOMOS

O Sorriso é a Porta do Coração!

Sobre Nós

Autoconhecimento e fortalecimento da autoestima pela vivência de atividades expressivas e de arteterapia para clínicas de hemodiálise

A proposta deste projeto é uma intervenção diferenciada com os pacientes e familiares das clínicas de hemodiálise, oportunizando um momento criativo de interação, autoconhecimento e fortalecimento da autoestima pela vivência de atividades expressivas e de arteterapia. O paciente renal durante o período de tratamento dialítico, é submetido a diversas modificações em sua vida, ao descobrir que tem algum problema renal passa por um processo de aceitação da doença e de seu tratamento.

Todas as alterações feitas visam o seu bem estar e o prolongamento de sua vida, no entanto, elas acarretam inúmeras limitações e mudanças tais como: dietas alimentares, restritas em água, sal, alimentos gordurosos, entre outros, rotina diferente em decorrência do tratamento e da doença, não podendo muitas vezes trabalhar, nem estudar, limitações físicas (cansaço), alterações corporais (fistulas), impedimento da realização de algumas tarefas, seu desempenho sexual se modifica, assim como seu corpo, além do constante contato com a morte, através da máquina de hemodiálise, a qual deve se submeter algumas vezes por semana, esta ao mesmo tempo em que lhe dá à vida pode tira-la a qualquer momento.

A defesa da proteção Integral ao indivíduo deve ser traduzida em ações.

O desafio é conseguir uma maior expectativa de vida, mas com boa qualidade, vivenciar a alegria do bem estar e da convivência (Sociabilidade em um coletivo artístico). 

A atividade será realizada em grupo e destinada para pessoas com diversas patologias, entre elas transplantados e deficientes físicos. Muitos desses indivíduos possuem dificuldades de relacionamento interpessoal, pois suas deficiências interferem também na sua autoestima e na qualidade de vida.

Diante disso, pensamos que trabalhar através de uma forma visual pode ser a primeira fase no processo de reabilitação, pois ajuda a pessoa a reconhecer seus problemas e a redescobrir sua capacidade produtiva. O foco diferencial do projeto é o envolvimento dos cuidadores, familiares e profissionais de saúde.

 

A intenção é que essa atividade reflita no vínculo familiar, estreitando relações, gerando o respeito entre os membros da família. A arteterapia oferece oportunidades que levam o paciente a aceitar com mais maturidade situações indesejáveis, auxiliando-a a adaptar melhor as rotinas e a restabelecer seu equilíbrio emocional, através das mudanças, transformações, gerados por tais intervenções, facilitando o relacionamento.

MISSÃO

Minimizar a dor e o sofrimento causado pela doença, através de palestras cômicas e teatrais proporcionar aos pacientes renais, cuidadores e familiares a ressocialização através de arteterapia:

Principais pontos: Potenciais; Criatividade; Concentração; Sociabilização; Coordenação motora; Desinibição; Superação de desafios;

Objetivos: Estimular aspecto cognitivos no foco do conhecimento; Convivência em grupo e percepção de vínculo; Coordenação motora e autoestima; Memorização estimulação cognitivo; Ressignificação de lembranças; Adesão ao tratamento devido a conhecimento a adaptação recebida e etc…

Onde Atuamos: Atuamos com a sede localizada na região da Vila Carrão, zona leste de São Paulo, em clínicas de hemodiálise e em projetos socioculturais por toda a cidade de São Paulo.

NOSSA EQUIPE

Francisco Accorsi

Francisco Accorsi

Presidente e Ator

Arteterapeuta, Palestrante, Decorador, Desenhista, Artes Plásticas, Cenógrafo, Organizador de Eventos. Profissional a mais de 25 anos com atuação na área de humanização e arteterapia, atua em Palestras cômicas com foco na cultura em treinamento e qualidade de vida. Cenas que representem o dia-a-dia.

Raquel Paiva Accorsi

Raquel Paiva Accorsi

Diretora Social| Atriz

Arteterapeuta, Professora, Palestrante, Organizadora de Eventos. Profissional a mais de 25 anos, em 2003 deu-se início ao trabalho de arte terapia em Palestras Cômicas com foco na cultura, em treinamento e qualidade de vida. Cenas que representem o dia-a-dia.

Mario ferreira

Mario ferreira

Diretor Administrativo Financeiro

Noely Ap. Cortez

Noely Ap. Cortez

Assistente Social

Lorenza Marangon

Lorenza Marangon

Auriculoterapeuta

Dona Maria

Dona Maria

Pin It on Pinterest

Share This