DOA ORGÃO RECEBE VIDA

A campanha “DOA ÓRGÃO RECEBE VIDA” do Instituto Felicidade visa incentivar a população em suas áreas de influência, nas mídias televisivas, jornalísticas e sociais, buscando abranger o maior número de pessoas para minimizar o quadro atual.

DOa ÓRGÃO
RECEBe VIDA

O “Dia Nacional da Doação de Órgãos”, celebrado anualmente em 27 de setembro, busca a ampliação da discussão do tema nos últimos anos, trata-se ainda de um assunto polêmico e de difícil entendimento, resultando em um alto índice de recusa familiar. Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) identificou três motivos principais para essa alta taxa de recusa, que não ocorre só no Brasil a incompreensão da morte encefálica pelos familiares que não permitem a doação, a falta de preparo da equipe médica para fazer a comunicação sobre a morte e questões religiosas.

A crise sanitária causou aumento nas contraindicações médicas de doação e represamento de procedimentos, além de ampliar as mortes de pacientes em lista de espera. Mesmo com o aparente arrefecimento da pandemia, os dados do primeiro trimestre não são animadores, na visão de especialistas. Presidente da Abto, Gustavo Ferreira destaca que a pandemia desestruturou o programa de transplante no Brasil, ao provocar impacto negativo no número de procedimentos e de doações, que vinham em alta. A queda se deu, explica Ferreira, por dois motivos principais: insegurança de movimentar um paciente debilitado e expô-lo ao vírus e por causa da pressão no sistema de saúde, que paralisou alguns centros de transplante e reduziu a ação de outros. Em 2020, o Ministério da Saúde recomendou “contraindicação absoluta” para doação de órgãos e tecidos em caso de doador com teste positivo, por exemplo. A taxa de contraindicação passou de 15% em 2019, para 23% em 2021, reduzindo a efetivação das doações. A mortalidade em fila também progrediu.

Justificativa

Pelo menos nove pacientes morreram por dia à espera de transplante no primeiro trimestre deste ano, segundo relatório da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (Abto), enquanto isso, a lista ativa de pacientes adultos e pediátricos em espera ultrapassou os 50 mil. Foi um crescimento de 30,45% desde o início da pandemia de covid-19.

Pela primeira vez desde 1998, a fila de transplante de órgãos no Brasil passa de 50 mil pessoas. O dado é da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. E a maioria espera por um rim: 29.690 pacientes. Depois vem córnea, fígado, coração e pulmão. O levantamento é feito desde 1998. Os médicos dizem que a fila aumentou por causa da pandemia.

A campanha “DOA ÓRGÃO RECEBE VIDA” busca informar, incentivar e minimizar a queda de doações. Este teremos palestras no dia 20 de setembro no Hospital Albert Sabin, Atibaia e nos dias 25 e 27 de setembro no Hospital das Clínicas em São Paulo. As palestras serão realizadas por médicos especialistas como a Dra. Francine Lemos, médica do Serviço de Transplante Renal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). A campanha conta ainda com apoio de vários artistas e personalidades que vestirão a camiseta da campanha e irão gravar vídeos. Devido ao impacto e importância para a população de São Paulo o Metrô é parceiro pelo terceiro ano consecutivo colaborando com a fixação dos cartazes da campanha em todas as estações.

Os Arteterapeutas Francisco Accorsi e Raquel de Paiva Accorsi, profissionais a mais de 25 anos, ele transplantado em 2006 e Raquel como sua cuidadora criam em 2013 o INSTITUTO FELICIDADE, com o objetivo de lutar pela melhoria de vida das comunidades, oportunizando projetos com o poder público e empresas parceiras em uma ampla disposição de informar a sociedade.

Justificativa

BREVE HISTÓRICO DE OUTRAS
AÇÕES REALIZADAS PELO INSTITUTO

2020 – Projeto Bartolomeu e Bendita em Quarentena COVID-19 – 100 vídeos no Canal do Instituto Felicidade – Com vídeos como objetivo de esclarecimentos de forma lúdica relatando a quarentena dos personagens Bartolomeu e Bendita em…Quarentena do COVID-19

Baseado na peça de Teatro Bartolomeu e Bendita que conta a trajetória de um senhor de 82 anos e sua cuidadora. www.youtube.com\institutofelicidade

2018 – Atividade no dia 26 de setembro com a Campanha de Doações de Órgãos – “CAMPANHA DE CUIDADOS COM O RIM”. Passaram pelo Instituto mais de 200 pessoas que receberam informações e foram atendidas 57 pessoas que fizeram exames de urina10. PARCEIROS: DROGASIL, APARTESP, SBN-Sociedade Brasileira do Nefrologia.

2019 – Atividade no dia 26 de setembro com a Campanha de Doações de Órgãos – “CAMPANHA SEJA UM HEROI SALVE VIDAS, DOE ORGÃOS”. PARCEIROS: LIVE A LIVE. – Campanha presencial cancelada por motivo COVID-19. Divulgação virtual nas redes sociais.

2015 – Dia Nacional do Doador Voluntario de Sangue evento na Fundação Pró-Sangue realizado em 26 de novembro de 2015 com a participação de mais de 4.300 doadores.

2016 – Atividade no dia 26 de setembro com a Campanha de Doações de Órgãos – “CAMPANHA SOU DOADOR DE ORGÃOS E VOCÊ? AVISE SUA FAMILIA”. Passaram pelo Instituto mais de 100 pessoas que receberam informações e foram atendidas com aferição de pressão arterial. PARCEIROS: Colégio Santa Izabel, Embalagens Carrão, LH Eventos (Artista Falcão), CRM (Laboratório de coleta LIQUOR)

2017 – Atividade no dia 26 de setembro com a Campanha de Doações de Órgãos – “CAMPANHA SOU DOADOR DE ORGÃOS E VOCÊ? AVISE SUA FAMILIA”. Passaram pelo Instituto mais de 100 pessoas que receberam informações e foram atendidas com aferição de pressão arterial. PARCEIROS: Colégio Santa Izabel, Embalagens Carrão, LH Eventos (Artista Falcão), CRM (Laboratório de coleta LIQUOR).

Fale Conosco

Saiba mais sobre o Projeto Doa Orgão Recebe Vida

DOE ORGÃOS RECEBA VIDA

9 + 4 =

Pin It on Pinterest

Share This